sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

RESPONDENDO ÀS TUAS DÚVIDAS

Esta semana surgiram algumas questões no blog que merecem resposta.

Se tens dúvidas não hesites em colocá-las... estamos cá para responder...

Podes também dirigir-te ao GASJ (Gabinete de atendimento à saúde juvenil) e colocar todas as dúvidas que te andam a importunar. O Gasj funciona no 1º andar do Centro de Saúde da Feira, à Sexta Feira à tarde, das 14-18 horas. Aparece!

Questão:
- Se uma mulher tiver relações ou se masturbar e depois fizer uma daquelas consultas com o genecologista, ele consegue ver se fizermos ou nao?

O médico/ ginecologista, antes de efectuar uma avaliação ginecológica (observação dos órgãos reprodutores internos da mulher) perguntará à pessoa se já iniciou ou não a sua actividade sexual. Desta forma, o importante é que a mulher/casal não esconda nenhum tipo de informação, para que o ginecologista possa adequar a sua actuação a cada situação específica.

Se tiveres relações sexuais, não te inibas de procurar aconselhamento e efectuar exames periódicos. A equipa de profissionais de saúde que efectua este tipo de consulta está sujeita ao segredo profissional e, embora se possa escrever algumas notas na ficha clínica, esta ficha é apenas mexida pelos profissionais da consulta.

No que respeita à masturbação, esta significa acariciar, tocar ou estimular partes do corpo para obter prazer. E não são apenas os órgãos genitais que podem proporcionar prazer. Existem mil e uma partes do corpo sensíveis e agradáveis ao toque, são as chamadas zonas erógenas. Não há forma de saber se a pessoa se masturba ou não. A masturbação é uma coisa íntima, faz parte da esfera privada de cada pessoa.

Questão:
- É verdade que mesmo com o preservativo, o esperma pode escorrer do pénis e sair .. e depois explulsar para a mulher?
Se o preservativo for utilizado de forma correcta, não existe o perigo do esperma sair do preservativo. Assim deves seguir estas instruções:


- Cuidado ao abrir embalagem para não danificar o látex (rasguar o pacote no lugar demarcado);


- Colocar o preservativo com o pénis em erecção e antes de qualquer contacto com os órgãos genitais da/o parceira/o;


- ao colocar o preservativo retirar o ar do reservatório para que quando houver a ejaculação o esperma fique armazenado neste depósito;

- Desenrolar todo o preservativo até a base do pénis


- Retirá-lo logo após a ejaculação, segurando-o pela base, ainda com o pénis em erecção para evitar que fique retido na vagina ou que derrame esperma.

Questão:
- Qual é a diferença entre coito e orgasmo?

Coito é o acto sexual entre o homem e mulher e/ou também entre dois seres do mesmo sexo; ou seja é a relação sexual com penetração;

O orgasmo é o momento de maior prazer emotivo-sexual. Caracteriza-se por contracções rítmicas e involuntárias, em resposta ao incremento máximo da tensão sexual. Trata-se de uma descarga de toda a energia sexual acumulada.

Na mulher, essas contracções concentram-se no clitóris e na vagina, mas estendem-se a todo o corpo. No entanto, não existem duas mulheres absolutamente iguais (nem as gémeas o são) e o orgasmo não é excepção. Observa-se, pois, uma enorme variação na intensidade, na duração e na frequência da experiência orgásmica.

No homem normalmente coincide com a ejaculação.

Em ambos (homem e mulher) ocorre a libertação a nível do cérebro de substâncias chamadas endorfinas e que são as responsáveis pela sensação de prazer.

Questão:
- O homem e a mulher têm o orgasmo ao mesmo tempo?

O homem e a mulher podem ter o orgasmo ao mesmo tempo, embora a maioria dos casais não têm orgasmos simultâneos, visto que preocupar-se com o timming retira muito da espontaneidade e do romance. O objectivo da arelação sexual com o(a) parceiro(a) é expressar os sentimentos profundos que têm um pelo outro de uma forma muito especial.

Muitas vezes, nas novelas e filmes observamos os actores a atingirem o orgasmo ao mesmo tempo, associado a gemidos e outros comportamentos, mas, na verdade essas imagens são só para o espectador se aperceber o que está a acontecer. Na vida real, cada parceiro tem o seu tempo para obter o máximo prazer que pode não coincidir com o do outro.

Questão:
- É perigoso o hímen romper?
O hímen é uma membrana que cobre parcialmente a entrada do canal vaginal. Pode apresentar diversas formas e ser mais ou menos elástico. Esta membrana apresenta pouca sensibilidade, uma vez que tem poucas terminações nervosas. Normalmente o seu rompimento não implica dor. São sobretudo os medos associados à "primeira vez" que produzem tensão e rigidez dos músculos e que podem estar na base da dor.

Existem algumas mulheres que nascem sem hímen.

Numa primeira relação sexual o hímen pode não romper ou pode romper e não sangrar, uma vez que há mulheres que sangram e outras não.
NÃO TE ESQUEÇAS PODES SEMPRE ESCREVER PARA O E-MAIL: sentejovem@gmail.com, ou deixares em comentario as tuas dúvidas e ainda, procurar-nos no GASJ.
A escolha é tua!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Dúvidas... Quem não as tem????

Durante toda a nossa vida confrontamo-nos com questões, muitas das quais não sabemos a resposta. No que respeita à vivência da sexualidade, muitos dos adolescentes e jovens deparam-se com dúvidas, sendo as mais comuns, as seguintes:

Qual a idade certa para a minha “primeira vez”?

Não existe uma idade certa para começares a ter relações sexuais.
A decisão é pessoal e deve ter em conta, não o que os outros dizem ou fazem, mas se estás preparado/a para assumir uma atitude que também implica responsabilidade…
...porque ter relações sexuais implica intimidade, protecção e respeito por nós e pelo outro.


  • O álcool e o haxixe aumentam a excitação sexual?

Na verdade, o consumo de álcool e de algumas drogas apesar de poder libertar algumas inibições, diminui a resposta sexual e impede que se tire todo o partido da relação sexual.
Tanto o álcool como o haxixe podem afectar a potência masculina e a sensibilidade feminina, pois alteram a irrigação sanguínea de todo o corpo, incluindo a dos órgãos sexuais;
Atenção! O consumo regular de haxixe aumenta os riscos de infertilidade por alterar o ciclo menstrual nas mulheres e os espermatozóides no homem.

  • Qual é o método contraceptivo mais eficaz?



A utilização simultânea da pílula e do preservativo é aceite como o mais eficaz… e o mais seguro!
Lembra-te que:
a gravidez indesejada não deve ser a tua única preocupação. Uma infecção sexualmente transmissível pode ter várias complicações, colocando em risco a possibilidade vires a ter filhos ou até a tua própria vida
.

  • Posso engravidar sem ter relações?

Sim, desde que o esperma entre em contacto com a vagina pode haver uma gravidez sem penetração (sem a entrada do pénis na vagina), devido à grande mobilidade dos espermatozóides.



  • Porque pode o preservativo rebentar?

- Por mau estado de conservação. Certifica-te que a embalagem está intacta, dentro do prazo de validade e que não foi exposta ao calor (num bolso ou no carro…)
- Por má utilização. Cuidado ao abrir e ao colocar… evitar o contacto com as unhas!
Não te esqueças de tirar o ar da ponta do preservativo ao colocá-lo!


  • Como é que eu sei se a/o m/ namorada/o tem uma doença sexualmente transmissível?
Pode existir o risco de contraíres uma infecção mesmo que o teu parceiro/a não apresente sinais/sintomas de doença.
Mesmo que confies no teu parceiro/a e estejam muito apaixonados…
usa sempre o preservativo!


  • O que é que devo fazer se sentir desconforto ou ardor durante ou após uma relação sexual?
A dor numa relação sexual pode dever-se a medos que produzem tensão e rigidez dos músculos genitais ou à falta de lubrificação.
MAS se a dor ou o ardor se mantiverem deves consultar um médico…
…podes ter contraído uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).



Dirige-te ao gabinete de apoio à saúde juvenil (GASJ) que funciona no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, às Sextas-Feiras à tarde, das14-18 horas, no 1º andar e expõe todas as tuas dúvidas.

  • Como actua a Pílula do Dia Seguinte?(Contracepção de Emergência)
Pode actuar de diversas formas:
- impedindo a ovulação;
- impedindo a fertilização;
- prevenindo a implantação do ovo no útero.

Se já estiveres grávida não é eficaz! Por isso, deve ser tomada, o máximo, até 72 horas após a relação sexual desprotegida.



  • Quais são os sintomas da Pílula do Dia Seguinte?(Contracepção de Emergência até 72h)
Podem surgir:
dores de cabeça, cansaço, tonturas e mesmo enjoos e vómitos (se vomitares logo após a toma, pode não fazer efeito!)

Atenção! A “Pílula do Dia Seguinte” é só para situações de emergência! Não deve substituir os outros métodos de contracepção.