terça-feira, 25 de dezembro de 2007

BOAS FESTAS




Desejo a todos os adolescentes e jovens um feliz Natal.


Que aos vossos desejos se realizem, claro se que forem razoáveis...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

SIDA
Por ti e por todos os que te rodeiam, informa-te

A SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença causada por um vírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que ataca o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

O doente infectado pelo VIH fica progressivamente débil, frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte. Estas doenças normalmente não atacam as pessoas com um sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.

É possível estar-se infectado e não apresentar qualquer sintoma da doença, contudo, desde a primeira fase da infecção (primo-infecção) as pessoas portadoras do VIH podem infectar os seus parceiros sexuais.


COMO SE TRANSMITE O VIH
· Através de relações sexuais (vaginais, anais e orais) não protegidas (sem preservativo);

· Através da partilha de material para injecção de drogas (seringas, agulhas, algodões, caldos), de instrumentos cortantes (lâminas de barbear) e de perfuração da pele (piercings, tatuagens);

· Da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento.


QUEM É QUE PODE SER INFECTADO PELO VIH?
Todos nós.

O vírus não discrimina sexos, orientações sexuais, idades, níveis socio-económicos ou raças.
Podem ser infectadas todas as pessoas que adoptem comportamentos de risco (relações sexuais sem preservativo, partilha de objectos cortantes, agulhas ou seringas…)


COMO NÃO SE TRANSMITE O VIH
· Por partilhar copos, talheres, pratos ou roupas;
· Por abraçar, beijar ou acariciar;
· Por partilhar casas de banho;
· Por frequentar piscinas e balneários;
· Através de picadas de insectos;
· Na relação do dia a dia com pessoas infectadas, seja no local de trabalho, em casa, na escola, nos transportes colectivos ou nos serviços de saúde.


COMO EVITAR SER INFECTADO PELO VIH
· Usa sempre preservativo em todo o tipo de relações sexuais;

· Nunca uses agulhas e seringas usadas, seja por razões de saúde ou toxicodependência (neste caso também não deves partilhar qualquer outro material usado na preparação da droga: algodão, caricas, colher etc);

· Não partilhes objectos pessoais que possam estar em contacto com sangue, como lâminas de barbear, tesouras, escovas de dentes, material de manicura.


COMO SABER SE ESTOU INFECTADO?
O diagnóstico faz-se a partir de análises sanguíneas, específicas para o VIH.
Esta análise detecta os anticorpos que o sistema imunitário do organismo produz contra o vírus, ou mesmo o próprio vírus.



PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTA:
O teu médico de família
CAD (Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/SIDA)
Linhas de apoio:
Linha SIDA – 800 26 66 66
SOS SIDA – 800 20 10 40


Bibliografia:
APF – Associação para o Planeamento da Família
Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA
Plataforma Laboral Contra a SIDA

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Gabinete de apoio à saúde juvenil (GASJ)

O GASJ é um gabinete de atendimento à saúde juvenil

Fica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira num gabinete de atendimento à saúde juvenil, funciona à Quarta-Feira, das 14 às 18 horas, no 1º andar do Centro de Saúde que fica na Avenida Professor Egas Moniz, nº 7.
Contacto: telefónico: 256 371440


PRECISO MARCAR?
NÃO
Todos os jovens que procuram o GASJ são atendidos no próprio dia, por ordem de chegada, sendo totalmente garantido o anonimato e a confidencialidade
.

A equipa de saúde que realiza este atendimento é constituída por psicólogo, enfermeiro, médico, administrativo e assistente social.

QUE SERVIÇOS ME OFERECEM?

- Informação sobre cuidados de saúde em geral
- Esclarecimento de duvidas sobre sexualidade, contracepção, doenças sexualmente transmissíveis,
- Exames periódicos, alimentação, álcool, tabaco, entre outros.
- Promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis;

-Esclarecimento de dúvidas sobre as mudanças que ocorrem na puberdade (mudanças corporais, na forma de sentir, de pensar de agir...);
-Apoio na tomada de decisão quanto à vocação profissional;

- Distribuição gratuita de preservativos e contraceptivos orais (pílula);

-Apoio psicológico a adolescentes e jovens vítimas de violência, consumidores de drogas, entre outro


Se és jovem até aos 24 anos, procura-nos!

Tens à tua espera um espaço para ti...
Coloca as tuas dúvidas...
Expressa os teus sentimentos, o teu percurso, as tuas metas; a tua sexualidade
Não te inibas.

Aparece.
Tens à tua espera uma equipa de profissionais!
Equipa do GASJ

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O QUE É A ADOLESCÊNCIA?


É o período da vida em que já não és criança mas ainda não és adulto.

É um período de transformações profundas, no teu corpo, nas relações com os teus pais e com as outras pessoas, e em muitos outros aspectos da vida.

É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações, mas também um período rico em ideias, experiências, sonhos, projectos…

QUANDO COMEÇA?
Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e portanto com o aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e com a possibilidade da primeira ejaculação nos rapazes.

Em termos de idade é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas. Estas costumam ter a primeira menstruação a partir dos 10 anos e os rapazes a possibilidade da primeira ejaculação a partir dos 12 anos.

Dizemos possibilidade porque o rapaz já pode ser adolescente sem nunca ter ejaculado em sonhos ou na masturbação. Podemos no entanto dizer que a possibilidade de ejacular costuma coincidir no tempo com o aparecimento dos pêlos axilares (e não dos pêlos púbicos, que geralmente aparecem antes).

QUANDO É QUE ACABA?
Quando se pode considerar que uma pessoa já é adulta tanto biológica como psicologicamente, sendo muito variável de pessoa para pessoa a idade de isto acontecer.

Biologicamente há muitas variações individuais.

Psicologicamente há também variações que dependem de factores pessoais, familiares, educativos, sociais, etc.


Maria Helena Bento

quinta-feira, 8 de novembro de 2007


SEXUALIDADE

Existe uma cada vez maior consciência, por parte dos adultos e de jovens, de que o conhecimentos sobre sexualidade, longe de encorajarem a promiscuidade, antes podem servir para desenvolver as nossas capacidades de comunicação, de entendimento mútuo, de ternura, de sensibilidade e de responsabilidade em relação aos outros.


A sexualidade também influi nos nossos pensamentos, emoções, acções e interacções e, portanto, na nossa saúde mental e física.

Os estudos mostram que quanto mais informados, maior é a responsabilidade dos jovens de ambos os sexos, face à sexualidade.
A informação sexual dos adolescentes é habitualmente reduzida e por vezes incorrecta. Muitas das informações de que os adolescentes dispõem, foram conseguidas na infância a partir dos amigos, ou na adolescência a partir dos colegas e das revistas “cor-de-rosa”.

É raro os adoles
centes conversarem com os pais sobre questões sexuais. Eles não tomam essa iniciativa por vergonha, e os pais tambem não o fazem, por medo de não ter preparação suficiente e falta de à vontade, já que a sua própria educação sexual não os ajudou a encarar a sexualidade com naturalidade.

Assim, a informação de que os jovens dispõem tem muitas falhas que aumentam as dificuldades em relação à sua sexualidade.

Este espaço é uma tentativa de contribuir para melhorar essa situação.
Tentaremos ser claros, objectivos, contribuir com um conjunto de esclarecimentos, e não de conselhos, contendo as info
rmações fundamentais; fazer uma apresentação da sexualidade integrando-a nas transformações e problemas da adolescência, relacionando-a com a afectividade.

Tentaremos abordar outros assuntos com interesse para os jovens, nomeadamente alimentação saudável, exercício físico, repouso, ou seja, hábitos de vida saudáveis.
Quaisquer questões que os jovens (ou menos jovens) tenham para colocar, poderão fazê-lo, escrevendo para:

sentejovem@gmail.com
Contamos convosco!

domingo, 14 de outubro de 2007

Adolescente

Este espaço é para ti, em breve entraremos em contacto. Não fiques à espera, se te apetece contacta-nos tu.