quinta-feira, 8 de novembro de 2007


SEXUALIDADE

Existe uma cada vez maior consciência, por parte dos adultos e de jovens, de que o conhecimentos sobre sexualidade, longe de encorajarem a promiscuidade, antes podem servir para desenvolver as nossas capacidades de comunicação, de entendimento mútuo, de ternura, de sensibilidade e de responsabilidade em relação aos outros.


A sexualidade também influi nos nossos pensamentos, emoções, acções e interacções e, portanto, na nossa saúde mental e física.

Os estudos mostram que quanto mais informados, maior é a responsabilidade dos jovens de ambos os sexos, face à sexualidade.
A informação sexual dos adolescentes é habitualmente reduzida e por vezes incorrecta. Muitas das informações de que os adolescentes dispõem, foram conseguidas na infância a partir dos amigos, ou na adolescência a partir dos colegas e das revistas “cor-de-rosa”.

É raro os adoles
centes conversarem com os pais sobre questões sexuais. Eles não tomam essa iniciativa por vergonha, e os pais tambem não o fazem, por medo de não ter preparação suficiente e falta de à vontade, já que a sua própria educação sexual não os ajudou a encarar a sexualidade com naturalidade.

Assim, a informação de que os jovens dispõem tem muitas falhas que aumentam as dificuldades em relação à sua sexualidade.

Este espaço é uma tentativa de contribuir para melhorar essa situação.
Tentaremos ser claros, objectivos, contribuir com um conjunto de esclarecimentos, e não de conselhos, contendo as info
rmações fundamentais; fazer uma apresentação da sexualidade integrando-a nas transformações e problemas da adolescência, relacionando-a com a afectividade.

Tentaremos abordar outros assuntos com interesse para os jovens, nomeadamente alimentação saudável, exercício físico, repouso, ou seja, hábitos de vida saudáveis.
Quaisquer questões que os jovens (ou menos jovens) tenham para colocar, poderão fazê-lo, escrevendo para:

sentejovem@gmail.com
Contamos convosco!

2 comentários:

Anônimo disse...

olá
fico à espera para ver o que tem para nos dizer
adolescente curioso

Anônimo disse...

Voces vem às escolas?