sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O CICLO MENSTRUAL

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual refere-se ao intervalo de tempo que vai desde o primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da menstruação seguinte. Assim, o primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia da menstruação.
Geralmente diz-se que a duração do ciclo menstrual é de 28 dias, no entanto, este número de dias pode variar muito de mulher para mulher. Um ciclo menstrual normal varia entre 21 a 35 dias.

A primeira menstruação é chamada menarca e ocorre entre os 10 e os 16 anos de idade, podendo, mais raramente, acontecer mais cedo ou mais tarde. Nas adolescentes os ciclos menstruais podem ser muito irregulares, o que não constitui motivo para preocupação.
Quando a mulher deixa de ter menstruação, dizemos que entrou na menopausa, o que acontece porque os ovários deixaram de produzir óvulos. A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos.

O que acontece durante um ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é constituído por duas fases:

1 – Fase pré-ovulatória
2 – Fase pós-ovulatória
Durante o ciclo menstrual, a hipófise e os ovários produzem hormonas que determinam a escolha de um óvulo maduro, são responsáveis pela ovulação e preparam o útero para uma possível gravidez.

Os ovários contêm milhares de folículos dentro dos quais se encontram os óvulos. À medida que os ovários produzem uma hormona designada estrogénio, um dos folículos cresce mais depressa que os outros, enche-se de líquido e o óvulo que contém amadurece, chamando-se folículo dominante. Posteriormente, o folículo rompe-se e acontece a ovulação. Esta é a fase pré-ovulatória.

Na fase pós-ovulatória o folículo dominante, a partir do qual ocorreu a ovulação, sofre transformações, passando a chamar-se corpo amarelo e produz outra hormona, a progesterona. Esta hormona é a responsável pelo espessamento do endométrio (camada interna do útero), que se torna rico em vasos sanguíneos, água e glicogénio. Estas transformações acontecem para preparar o útero para receber um óvulo fertilizado, isto é, tem como objectivo preparar para a gravidez. Se ao fim de 14 dias não existir gravidez, termina a produção de progesterona, e o endométrio descama dando origem à menstruação.

A menstruação constitui, assim, um dos momentos do ciclo menstrual.

O que é o período fértil?

O período fértil é um intervalo de tempo, no ciclo menstrual, em que as mulheres têm uma maior probabilidade de engravidar.

Uma das formas de calcular o período fértil é saber qual a duração dos ciclos menstruais, e faz-se do seguinte modo:

Durante seis meses a um ano a mulher deve anotar todos os meses num calendário o dia em que aparece a menstruação, contando entre uma menstruação e outra, quanto tempo dura cada ciclo. Após esta contagem, subtrai-se ao ciclo mais curto, 18 dias, e ao ciclo mais longo, 11 dias. O intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o intervalo de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos.
Por exemplo:
Ciclo mais curto: 26 – 18 = 8
Ciclo mais longo: 30 – 11 = 19

A partir deste cálculo podemos concluir que os dias mais férteis no ciclo desta mulher são entre o 8º e 19º dia do ciclo. Quando se fala em 8º dia, significa o 8º dia a contar da data do 1º dia da menstruação.


Antes de me aparecer a menstruação sinto-me “estranha”, é normal?

Sim, é normal acontecer. Ao longo do ciclo menstrual, pode haver sintomas relacionados com as alterações hormonais e com a ovulação. À medida que se passa para a segunda fase do ciclo, pode surgir:


- Tensão mamária (dores no peito);
- Aumento ligeiro de peso, devido à acumulação de água no organismo;
- Alterações de humor.


Estes sintomas tendem a desaparecer quando surge a menstruação. No caso de a mulher sentir muitas dores durante o período menstrual, deve consultar a sua equipa de saúde, para que possa compreender porque ocorrem e como diminuí-las.

_________________________

Sónia Soares, Enfermeira do CSSMF

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O PLANEAMENTO FAMILIAR. Ciclo Menstrual. Folheto informativo. 1ª Edição.

Um comentário:

Roberta disse...

Aí,às vezes quando eu já estou menstruada eu ainda continuo de mal humor,e me sentindo estranha. Isso é normal???