quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O PRESERVATIVO EVITA SURPRESAS!!!

O preservativo masculino como o feminino, são importantes para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, como também de uma gravidez indesejada.
É um método de barreira que evita o contacto com entre os fluidos corporais. Usualmente são feitos de látex e existem em vários tamanhos, formas, cores, sabores...

O preservativo é recomendado para se ter uma relação sexual segura, mesmo quando se está a usar correctamente a pílula. É importantíssimo a sua utilização quando se tem um novo parceiro e também quando não se conhece a história sexual do parceiro.
Na relação sexual a colocação do preservativo poderá ser um momento de descontracção e de partilha a dois.


É fundamental a utilização correcta dos preservativos, por isso não devemos esquecer que:

Não deves guardar o preservativo na carteira ou até mesmo no porta luvas do carro, para não estar sujeito ao calor e ao frio excessivo;
• Não deves abrir o invólucro com os dentes para não romper o preservativo;
• Usar um novo preservativo em cada contacto sexual;
• Os lubrificantes como óleos, manteigas, óleos para bebés, vaselinas e outros cremes destroem o látex, diminuindo assim sua eficácia. Se quiseres usar lubrificante utiliza os aquosos;
• Não deites fora o preservativo na sanita;
•Não utilizes o preservativo masculino em simultâneo com o feminino, nem mesmo dois preservativos masculinos;
• Deves verificar o prazo de validade.

Existem algumas ideias erradas em relação ao preservativo como:

Os preservativos não funcionam - FALSO: eles são o meio mais seguro para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, nomeadamente o VIH, e também, uma possível gravidez desde que utilizados adequadamente.

• Os preservativos rebentam frequentementeFALSO: quando usados correctamente a hipótese de acontecer é muitíssimo reduzida. Não esquecer que não se deve utilizar lubrificantes oleosos com os preservativos de látex, como também não é um procedimento correcto utilizar 2 preservativos ao mesmo tempo.

Actualmente, já existem preservativos próprios para quem é alérgico ao látex, e tem as mesmas propriedades protectoras contra as infecções sexualmente transmissíveis e na prevenção das gravidezes indesejáveis.


Os preservativos podem ser adquiridos nos Centros de Saúde, gratuitamente, mas também em supermercados, farmácias e claro no GASJ.
Evitar surpresas menos boas é fácil!
USA O PRESERVATIVO!
É o único método contraceptivo que te protege contra as infecções sexualmente transmissíveis.

Ana Oliveira,

Enfermeira a realizar estágio de Especialização em Saúde Materna e Obstetrícia no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira

_________________________________________________

BIBLIOGRFIA:
http://www.apf.pt/ ; http://www.aidsportugal.com ; PORTUGAL. Ministerio da Saúde. Drecção – Geral da Saúde – Saúde Reprodutiva Planeamento Familiar. Lisboa: Direcção Geral da Saúde, 2008. 67p. ISBN 978-972-675-182-3. ; TEIXEIRA, Ana Maria Ferreira Borges; KNAUTH, Daniela Riva; FACHEL, Jandyra Maria Guimarães and LEAL, Andrea Fachel - Adolescentes e uso de preservativos: as escolhas dos jovens de três capitais brasileiras na iniciação e na última relação sexual em linha. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 22, n.7, (Junho de 2006) p. 1385-1396. consult em 12 de Julho de 2009. Disponível em http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000700004.

Nenhum comentário: