quarta-feira, 19 de maio de 2010

A primeira vez... (2ª parte)

Seguimos as sugestões dos nossos jovens e cá estamos para falar um pouco mais sobre a primeira vez...

Iniciar a vida sexual é uma escolha individual que deve ser pensada e tomada com maturidade e responsabilidade.

Não existe uma idade certa para iniciar a vida sexual. Não existe a idade correcta para se perder a virgindade. Esta é uma decisão pessoal uma vez que cada pessoa tem a sua própria forma de viver a sexualidade.


Raparigas:
Não se sintam pressionadas a ter sexo. Devem sentir-se preparadas para dar esse passo e pedir à outra pessoa para esperar. Se o vosso namorado não quer esperar isto significa que ele não vos está a respeitar enquanto PESSOA, com vontades, desejos e pensamentos próprios e únicos. Se ele se preocupa realmente com o vosso bem-estar, ele vai esperar.

Rapazes:
Não se sintam pressionados para ter relações sexuais só porque os vossos colegas e amigos dizem que já tiveram relações sexuais e falam das suas conquistas. Conquistas que podem ser perfeitamente uma invenção deles.
O mais importante é que seja o momento certo para vocês. Não fazer não significa que não se é crescido o suficiente. Significa o contrário: que vocês são pessoas independentes, que sabem pensar por si próprios e escolher o momento ideal, com a pessoa ideal.

O momento ideal implica a presença da pessoa "certa”, implica que existam laços afectivos entre os dois parceiros, de modo a ser vivido com naturalidade. Implica sobretudo a maturidade de tomar a decisão e a responsabilidade de saber que essa primeira relação pode ter consequências:

- uma gravidez não desejada, que, ao contrário do que se acredita, pode ocorrer logo da primeira vez, mesmo quando se é adolescente e se pensa que o organismo ainda não está preparado;

- uma infecção sexualmente transmissível, um risco que não deve ser descartado e que só o uso de preservativo a previne.


A perda da virgindade…

O hímen é uma membrana que cobre parcialmente a entrada do canal vaginal que pode apresentar várias formas e ser mais ou menos elástico. Existem mulheres que nascem sem hímen. Por isso numa primeira relação sexual:


- o hímen pode não romper;
- o hímen pode romper e não sangrar;
- o hímen já pode ter rompido devido, por ex, a um traumatismo;
- há mulheres que sangram… outras não…



O medo da dor…

A primeira relação sexual não implica necessariamente dor. Existem muitos mitos acerca do rompimento do hímen e da penetração.

A dor na primeira relação sexual tem origem na maior parte das vezes na ansiedade relacionada com a primeira vez. O rompimento do hímen normalmente não implica dor, uma vez que é uma membrana com poucas terminações nervosas e, por isso, pouco sensível.

Assim sendo, a ansiedade e o medo podem fazer com que não lubrifiques e os músculos da vagina fiquem mais contraídos, provocando dor e não permitindo a penetração. Assim, é importante a troca de carícias, beijos e abraços que ajudam a relaxar os músculos pélvicos, facilitando a penetração e provocando menos dor e desconforto.

Quando um casal se sente preparado para ter uma relação sexual, quando ambos sentem que é o momento certo e se sentem confortáveis, basta relaxar e desfrutar da intimidade a dois. É importante falar sobre o que gostam o que não gostam, sobre os vossos desejos e ansiedades, ainda antes de iniciarem a vida sexual.


Vida sexual e protecção…

Em qualquer relação sexual, usa sempre protecção! De preferência a dupla protecção (preservativo juntamente com outro método hormonal, por ex. a pílula).

Nunca deixes essa responsabilidade nas mãos da outra pessoa! Prepara-te para o momento, informando-te sobre os métodos contraceptivos e treinando o seu uso.

Se a outra pessoa não quiser utilizar protecção, então deverás considerar se deves mesmo ter sexo com essa pessoa, porque há um grande risco de te ser transmitida uma infecção sexualmente transmissível.

Procura alguém com quem falar…

É normal ter medo de fazer coisas que não se fez antes. O que é importante é conversar sobre esses medos com alguém.
Podes falar com a equipa de saúde da tua unidade de saúde ou procura um centro de atendimento aos jovens como o GASJ (gabinete de atendimento à Saúde Juvenil) existente no 1º andar do Centro de Saúde de Santa maria da Feira, ou mesmo um amigo ou familiar mais velho, ou a própria pessoa com quem vais ter relações.

Dicas para a primeira vez e seguintes:

- Aprende a falar sobre aquilo de que se gosta ou não se gosta, o que se quer ou não se quer. O outro pode não adivinhar;


- Não é sempre NÃO. Respeita a tua decisão e a decisão do outro.


- Descobre em conjunto o que dá prazer. Experimenta progressivamente e fica atento às tuas sensações e às do teu parceiro/a;


- É normal ter medo e estar-se tenso/a. Dêem-se tempo para relaxar;


- Leva o tempo que é necessário. A pressa conduz à ansiedade. É preciso tempo para encontrar a intimidade e o estilo próprio.


______ Vânia Coimbra (Enfª ESMO) ______

Bibliografia:
Brochura da APF “a primeira vez”
http://www.juventude.gov.pt/Portal/SaudeSexualidadeJuvenil/TemassSexualidade/SexualidadeRelacoes/A+primeira+vez.htm
http://sexualidadefeminina.kazulo.pt/9837/a-primeira-vez.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada enfermeira mais uma vez por este artigo. Quando somos jovens há muitas dúvidas que nos assaltam a mente e às vezes temos vergonha de ir às consultas e tirar todas as duvidas.

Anônimo disse...

Ainda sou menor e namoro. O meu namorado disse que comprou os preservativos no chines será que é tao seguro como os outros? é que nao vou usar proteçao e quero que a dele seja mesmo segura. obrigada