terça-feira, 13 de novembro de 2007

O QUE É A ADOLESCÊNCIA?


É o período da vida em que já não és criança mas ainda não és adulto.

É um período de transformações profundas, no teu corpo, nas relações com os teus pais e com as outras pessoas, e em muitos outros aspectos da vida.

É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações, mas também um período rico em ideias, experiências, sonhos, projectos…

QUANDO COMEÇA?
Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e portanto com o aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e com a possibilidade da primeira ejaculação nos rapazes.

Em termos de idade é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas. Estas costumam ter a primeira menstruação a partir dos 10 anos e os rapazes a possibilidade da primeira ejaculação a partir dos 12 anos.

Dizemos possibilidade porque o rapaz já pode ser adolescente sem nunca ter ejaculado em sonhos ou na masturbação. Podemos no entanto dizer que a possibilidade de ejacular costuma coincidir no tempo com o aparecimento dos pêlos axilares (e não dos pêlos púbicos, que geralmente aparecem antes).

QUANDO É QUE ACABA?
Quando se pode considerar que uma pessoa já é adulta tanto biológica como psicologicamente, sendo muito variável de pessoa para pessoa a idade de isto acontecer.

Biologicamente há muitas variações individuais.

Psicologicamente há também variações que dependem de factores pessoais, familiares, educativos, sociais, etc.


Maria Helena Bento

Um comentário:

Anônimo disse...

Artigo Simples mas preciso. Continuem