A SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença causada por um vírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que ataca o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O doente infectado pelo VIH fica progressivamente débil, frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte. Estas doenças normalmente não atacam as pessoas com um sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.
É possível estar-se infectado e não apresentar qualquer sintoma da doença, contudo, desde a primeira fase da infecção (primo-infecção) as pessoas portadoras do VIH podem infectar os seus parceiros sexuais.
COMO SE TRANSMITE O VIH
· Através de relações sexuais (vaginais, anais e orais) não protegidas (sem preservativo);
· Através da partilha de material para injecção de drogas (seringas, agulhas, algodões, caldos), de instrumentos cortantes (lâminas de barbear) e de perfuração da pele (piercings, tatuagens);
· Da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento.
QUEM É QUE PODE SER INFECTADO PELO VIH?
Todos nós.
O vírus não discrimina sexos, orientações sexuais, idades, níveis socio-económicos ou raças.
Podem ser infectadas todas as pessoas que adoptem comportamentos de risco (relações sexuais sem preservativo, partilha de objectos cortantes, agulhas ou seringas…)
COMO NÃO SE TRANSMITE O VIH
· Por partilhar copos, talheres, pratos ou roupas;
· Por abraçar, beijar ou acariciar;
· Por partilhar casas de banho;
· Por frequentar piscinas e balneários;
· Através de picadas de insectos;
· Na relação do dia a dia com pessoas infectadas, seja no local de trabalho, em casa, na escola, nos transportes colectivos ou nos serviços de saúde.
COMO EVITAR SER INFECTADO PELO VIH
· Usa sempre preservativo em todo o tipo de relações sexuais;
· Nunca uses agulhas e seringas usadas, seja por razões de saúde ou toxicodependência (neste caso também não deves partilhar qualquer outro material usado na preparação da droga: algodão, caricas, colher etc);
· Não partilhes objectos pessoais que possam estar em contacto com sangue, como lâminas de barbear, tesouras, escovas de dentes, material de manicura.
COMO SABER SE ESTOU INFECTADO?
O diagnóstico faz-se a partir de análises sanguíneas, específicas para o VIH.
Esta análise detecta os anticorpos que o sistema imunitário do organismo produz contra o vírus, ou mesmo o próprio vírus.
PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTA:
O teu médico de família
CAD (Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/SIDA)
Linhas de apoio:
Linha SIDA – 800 26 66 66
SOS SIDA – 800 20 10 40
Bibliografia:
APF – Associação para o Planeamento da Família
Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA
Plataforma Laboral Contra a SIDA
5 comentários:
Artigo interessante. Dá a conhecer os locais onde se realizam os testes da sida.
A SIDA já atingiu a maioridade, pois já é conhecida à mais de 18 anos. Mas Portugal continua a precisar de campanhas de sensibilização poia ainda existe muito desconhecimento relativamente aos aspectos da transmissão do virus HIV, com muita ignorância à mistura. Artigos deste género continuam a ser muito necessários pois toda a informação é preciosa. Parabens e continuem!
parabens!
mas sendo a sida adulta, todos os dias nos nossos serviços encontramos pessoas de todas as idades muito mal informados.
Fernanda
No centro de saude fazem estes testes?
Nos Centros de Saúde indo a uma consulta com o seu médico de família, ele pode requisitar a análise para determinar se é seropositivo ou não; depois a análise é realizada num qualquer laboratório de análises.
Nos CAD(Centro de Aconselhamneto e Detecção Precoce do VIH/SIDA),é feito um teste rápido de forma anónima, gratuita e confidencial para detectar o vírus VIH/SIDA.Os CAD mais próximos são em Aveiro e no Porto.
Postar um comentário