quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

SIDA
Por ti e por todos os que te rodeiam, informa-te

A SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença causada por um vírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que ataca o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

O doente infectado pelo VIH fica progressivamente débil, frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte. Estas doenças normalmente não atacam as pessoas com um sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.

É possível estar-se infectado e não apresentar qualquer sintoma da doença, contudo, desde a primeira fase da infecção (primo-infecção) as pessoas portadoras do VIH podem infectar os seus parceiros sexuais.


COMO SE TRANSMITE O VIH
· Através de relações sexuais (vaginais, anais e orais) não protegidas (sem preservativo);

· Através da partilha de material para injecção de drogas (seringas, agulhas, algodões, caldos), de instrumentos cortantes (lâminas de barbear) e de perfuração da pele (piercings, tatuagens);

· Da mulher infectada para o seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento.


QUEM É QUE PODE SER INFECTADO PELO VIH?
Todos nós.

O vírus não discrimina sexos, orientações sexuais, idades, níveis socio-económicos ou raças.
Podem ser infectadas todas as pessoas que adoptem comportamentos de risco (relações sexuais sem preservativo, partilha de objectos cortantes, agulhas ou seringas…)


COMO NÃO SE TRANSMITE O VIH
· Por partilhar copos, talheres, pratos ou roupas;
· Por abraçar, beijar ou acariciar;
· Por partilhar casas de banho;
· Por frequentar piscinas e balneários;
· Através de picadas de insectos;
· Na relação do dia a dia com pessoas infectadas, seja no local de trabalho, em casa, na escola, nos transportes colectivos ou nos serviços de saúde.


COMO EVITAR SER INFECTADO PELO VIH
· Usa sempre preservativo em todo o tipo de relações sexuais;

· Nunca uses agulhas e seringas usadas, seja por razões de saúde ou toxicodependência (neste caso também não deves partilhar qualquer outro material usado na preparação da droga: algodão, caricas, colher etc);

· Não partilhes objectos pessoais que possam estar em contacto com sangue, como lâminas de barbear, tesouras, escovas de dentes, material de manicura.


COMO SABER SE ESTOU INFECTADO?
O diagnóstico faz-se a partir de análises sanguíneas, específicas para o VIH.
Esta análise detecta os anticorpos que o sistema imunitário do organismo produz contra o vírus, ou mesmo o próprio vírus.



PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTA:
O teu médico de família
CAD (Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/SIDA)
Linhas de apoio:
Linha SIDA – 800 26 66 66
SOS SIDA – 800 20 10 40


Bibliografia:
APF – Associação para o Planeamento da Família
Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA
Plataforma Laboral Contra a SIDA

5 comentários:

Anônimo disse...

Artigo interessante. Dá a conhecer os locais onde se realizam os testes da sida.

Anônimo disse...

A SIDA já atingiu a maioridade, pois já é conhecida à mais de 18 anos. Mas Portugal continua a precisar de campanhas de sensibilização poia ainda existe muito desconhecimento relativamente aos aspectos da transmissão do virus HIV, com muita ignorância à mistura. Artigos deste género continuam a ser muito necessários pois toda a informação é preciosa. Parabens e continuem!

Anônimo disse...

parabens!
mas sendo a sida adulta, todos os dias nos nossos serviços encontramos pessoas de todas as idades muito mal informados.
Fernanda

Anônimo disse...

No centro de saude fazem estes testes?

Anônimo disse...

Nos Centros de Saúde indo a uma consulta com o seu médico de família, ele pode requisitar a análise para determinar se é seropositivo ou não; depois a análise é realizada num qualquer laboratório de análises.
Nos CAD(Centro de Aconselhamneto e Detecção Precoce do VIH/SIDA),é feito um teste rápido de forma anónima, gratuita e confidencial para detectar o vírus VIH/SIDA.Os CAD mais próximos são em Aveiro e no Porto.