sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

RESPONDENDO ÀS TUAS DÚVIDAS

Esta semana surgiram algumas questões no blog que merecem resposta.

Se tens dúvidas não hesites em colocá-las... estamos cá para responder...

Podes também dirigir-te ao GASJ (Gabinete de atendimento à saúde juvenil) e colocar todas as dúvidas que te andam a importunar. O Gasj funciona no 1º andar do Centro de Saúde da Feira, à Sexta Feira à tarde, das 14-18 horas. Aparece!

Questão:
- Se uma mulher tiver relações ou se masturbar e depois fizer uma daquelas consultas com o genecologista, ele consegue ver se fizermos ou nao?

O médico/ ginecologista, antes de efectuar uma avaliação ginecológica (observação dos órgãos reprodutores internos da mulher) perguntará à pessoa se já iniciou ou não a sua actividade sexual. Desta forma, o importante é que a mulher/casal não esconda nenhum tipo de informação, para que o ginecologista possa adequar a sua actuação a cada situação específica.

Se tiveres relações sexuais, não te inibas de procurar aconselhamento e efectuar exames periódicos. A equipa de profissionais de saúde que efectua este tipo de consulta está sujeita ao segredo profissional e, embora se possa escrever algumas notas na ficha clínica, esta ficha é apenas mexida pelos profissionais da consulta.

No que respeita à masturbação, esta significa acariciar, tocar ou estimular partes do corpo para obter prazer. E não são apenas os órgãos genitais que podem proporcionar prazer. Existem mil e uma partes do corpo sensíveis e agradáveis ao toque, são as chamadas zonas erógenas. Não há forma de saber se a pessoa se masturba ou não. A masturbação é uma coisa íntima, faz parte da esfera privada de cada pessoa.

Questão:
- É verdade que mesmo com o preservativo, o esperma pode escorrer do pénis e sair .. e depois explulsar para a mulher?
Se o preservativo for utilizado de forma correcta, não existe o perigo do esperma sair do preservativo. Assim deves seguir estas instruções:


- Cuidado ao abrir embalagem para não danificar o látex (rasguar o pacote no lugar demarcado);


- Colocar o preservativo com o pénis em erecção e antes de qualquer contacto com os órgãos genitais da/o parceira/o;


- ao colocar o preservativo retirar o ar do reservatório para que quando houver a ejaculação o esperma fique armazenado neste depósito;

- Desenrolar todo o preservativo até a base do pénis


- Retirá-lo logo após a ejaculação, segurando-o pela base, ainda com o pénis em erecção para evitar que fique retido na vagina ou que derrame esperma.

Questão:
- Qual é a diferença entre coito e orgasmo?

Coito é o acto sexual entre o homem e mulher e/ou também entre dois seres do mesmo sexo; ou seja é a relação sexual com penetração;

O orgasmo é o momento de maior prazer emotivo-sexual. Caracteriza-se por contracções rítmicas e involuntárias, em resposta ao incremento máximo da tensão sexual. Trata-se de uma descarga de toda a energia sexual acumulada.

Na mulher, essas contracções concentram-se no clitóris e na vagina, mas estendem-se a todo o corpo. No entanto, não existem duas mulheres absolutamente iguais (nem as gémeas o são) e o orgasmo não é excepção. Observa-se, pois, uma enorme variação na intensidade, na duração e na frequência da experiência orgásmica.

No homem normalmente coincide com a ejaculação.

Em ambos (homem e mulher) ocorre a libertação a nível do cérebro de substâncias chamadas endorfinas e que são as responsáveis pela sensação de prazer.

Questão:
- O homem e a mulher têm o orgasmo ao mesmo tempo?

O homem e a mulher podem ter o orgasmo ao mesmo tempo, embora a maioria dos casais não têm orgasmos simultâneos, visto que preocupar-se com o timming retira muito da espontaneidade e do romance. O objectivo da arelação sexual com o(a) parceiro(a) é expressar os sentimentos profundos que têm um pelo outro de uma forma muito especial.

Muitas vezes, nas novelas e filmes observamos os actores a atingirem o orgasmo ao mesmo tempo, associado a gemidos e outros comportamentos, mas, na verdade essas imagens são só para o espectador se aperceber o que está a acontecer. Na vida real, cada parceiro tem o seu tempo para obter o máximo prazer que pode não coincidir com o do outro.

Questão:
- É perigoso o hímen romper?
O hímen é uma membrana que cobre parcialmente a entrada do canal vaginal. Pode apresentar diversas formas e ser mais ou menos elástico. Esta membrana apresenta pouca sensibilidade, uma vez que tem poucas terminações nervosas. Normalmente o seu rompimento não implica dor. São sobretudo os medos associados à "primeira vez" que produzem tensão e rigidez dos músculos e que podem estar na base da dor.

Existem algumas mulheres que nascem sem hímen.

Numa primeira relação sexual o hímen pode não romper ou pode romper e não sangrar, uma vez que há mulheres que sangram e outras não.
NÃO TE ESQUEÇAS PODES SEMPRE ESCREVER PARA O E-MAIL: sentejovem@gmail.com, ou deixares em comentario as tuas dúvidas e ainda, procurar-nos no GASJ.
A escolha é tua!

7 comentários:

Anônimo disse...

E se ao colocar o preservativo me enganar e não for o sentido correto a colocar sobre o penis o que fazer novo preservativo?

Anônimo disse...

Lê atentamente como colocar o preservativo, se ao colocares tiveres duvidas - novo preservativo

Anônimo disse...

O meu namorado quer fazer amor, mas eu tenho muitas duvidas...e estou sempre a adiar ele às vezes diz que eu não gosto dele por isso é melhor acabar, eu gosto dele, mas tenho medo...Será que eu vou saber quando é a hora certa?
tita

Anônimo disse...

Querida anónima ninguém te respondeu, mas eu vou tentar hoje dia dos namorados e se ainda for a tempo dizer-te que se parares um pouco e ouvires o teu coração, pensares em ti, o que é melhor para ti? o que é que tu queres? o que te deixa feliz? quem sabe se não descobres a hora certa.
Tem que ser algo bonito, se ele não respeita isso, certamente não gosta muito de ti.

Anônimo disse...

qual é o minimo de cintimetros que o penis deve ter para ter uma relaçao sexual?

Anônimo disse...

tive a minha 1ª relaçao com o meu namorado 7dias antes da menstruaçao do mes seguinte, no dia que era para vir a menstruaçao na veio mas aconteceu a fazer-mos relaçoes nesse dia e ja passaram-se 5dias apos o dia que era para vir a menstruaçao e ainda na veio sera que estou gravida?

Anônimo disse...

O ideal é consultarem o site www.contracecao.pt. Têm todas as vantagens e desvantagens de cada método e ainda podem fazer um quizz sobre o método que mais se adequa ao seu perfil.